O primeiro dia do Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, começou com boas ondas na praia de Jagauribe. Em ondas de 1,0 metro e formação boa, foram disputadas três categorias nesta quarta-feira (07/09): Pro Trials, Pro Girls e Sub-16.
O público aproveitou o feriado da independência para prestigiar o evento e os atletas fizeram questão de presenteá-los com um show de bodyboarding nas águas baianas. Líder do ranking Pro Trials, o cearense Fábio Rodrigues entrou na água levando certo favoritisimo e não decepcionou. Com uma atuação consistente, o atleta de Fortaleza garantiu sua passagem para a segunda fase.
“Eu estou aqui para pegar boas ondas e me divertir, mas ao memso tempo estou de olho em uma das quatro vagas para o Super Top em 2012”, frisou o atleta. “Tem muita gente boa nessa categoria e não posso perder a atenção, pois qualquer descuído é fatal. Estou muito feliz em competi aqui na Bahia, pois é um local que me sinto em casa”, encerrou.
Quem também não desapontou foi o capixaba Lucas Nogueira. Top-16 do Circuito Mundial, Lucas busca retornar a elite após cair para a categoria Pro Trials em 2010. Nogueira foi autor de um dos melhores somatórios do dia – 15,00. “O que eu fiz hoje é o mínimo que tenho que fazer nas próximas baterias. O nível é muito alto e eu estou precisando muito de um bom resultado. Eu estou muito motivado e preciso me dar bem aqui”, definiu Lucas.
Baianos ditam o ritmo
Na edição passada do Bahia Bodyboarding Show, o baiano Israel Salas, apareceu com o grande destaque nos primeiros dias de evento, totalizando os melhors somatórios das fases inicias. Neste ano, na abertura do Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, o baiano fez o mesmo. Com uma linha expressiva de ondas, Israel totalizou 15,50 pontos e começu bem sua trajetória na etapa.
“Estou muito feliz com minha atuação. O povo baiano envia muita energia boa e isso me motiva a ir cada vez melhor nas competições. Estou bastante motivado e vou correr o circuito brasileiro todo, buscando os resultados”, enfatiza Israel. “Agradeço muito a Deus e espero conseguir me dar bem mais uma vez neste evento”, encerrou.
Quem também se destacou foi a atleta Tatiane Meneses. Em uma duelo bastante disputado co m a carioca Maria Helena, a baiana acabou empatada na primeira posição, mas no critério de desempate – terceira melhor onda – a atleta de Salvador terminou com a liderança e grantiu sua vaga para a segunda fase.
“Estou muito melhor fisicamente e psicológicamente do que nos outros anos. Hoje acredito muito mais no meu potencial e sei que posso me dar bem. Quero fazer meu melhor aqui. A minha única vantagem é que estou competindo em casa, mas fora isso o nível é muito alto e preciso ficar atenta”, ressaltou.
Líder cai no feminino e atual campeã avança
Antes da bateria de Tatiana Meneses, dois duelos chamaram a atenção nas disputas da categoria feminina. A primeira favorita a cair na água foi a cearense Isabela Sousa. Atual campeã brasileira e mundial, Isabela não teve dificuldades para avançar em sua bateria. Com notas 7,00 e 7,75 a cearense totalizou 14,75 pontos em 20 possíveis.
Logo na sequencia uma bateria muito intensa caiu no mar de Jaguaribe. A atual campeã do Bahia Bodyboarding Show, Neymara Carvalho, passou sufoco para se classificar para a próxima fase. Com uma onda salvadora nos minutos finais, a capixaba confirmou o favoritismo e decetou sua passagem para o Round 2.
“Ano passado, quando eu venci o evento, foi exatamente dessa maneira. Espero que a sorte esteja ao meu lado novamente este ano. O importante é que consegui passar, mesmo que não tenha sido da maneira como eu gostaria”, frisa a atleta, que deixou de fora atual líder do ranking brasileiro Jéssica Becker da disputa.
O domínio da bateria ficou por conta da carioca Nicole Calheiros. Com uma excelente atuação em Salvador, a atleta obteve notas 8,00 e 7,00, para somar 15,00 pontos e passar com bastante folga para a fase seguinte. “Eu venho treinando muito. Eu sei que posso melhorar a cada evento e estou mais confiante. Quando você fica mais relaxada dentro d´água as coisas acontecem de outra forma”, ressaltou Nicole.
O evento recomeça nessa quinta-feira (08/09) a partir das 8h. O check-in dos atletas está marcado para trinta minutos antes e a categoria Super Top deve abrir as disputas. Ainda na quinta-feira acontecerão as disputas da 2ª fase do Pro Trials, Pro Girls e Sub-16, além da 1ª fase da Open Masculino.
A produção da competição é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Radical Wave e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte e a difusão da cultura e produções artísticas locais.