Vila Velha (ES) – 22 de setembro de 2021 – O Circuito Brasileiro de Bodyboarding está de volta ao Espírito Santo. Após quase dois anos sem eventos devido à pandemia, o Wahine Bodyboarding Pro começa nesta quinta-feira (23), na Praia da Barra do Jucu, em Vila Velha, dando fim a uma longa espera por parte de atletas, organizadores e amantes do esporte. As disputas seguem até o próximo domingo (26), quando serão conhecidos os campeões das categorias Profissional Masculino, Profissional Feminino, Open Masculino, Open Feminino, Master Masculino, Master Feminino e Sub-16 Masculino.
Idealizado pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho, o Wahine Bodyboarding Pro tem tudo para ser um grande espetáculo. Cento e cinquenta atletas de todo Brasil confirmaram presença na etapa, esgotando as vagas disponíveis com mais de uma semana de antecedência. Além disso, a previsão é muito otimista para os próximos quatro dias. Uma ondulação entrou com pressão no litoral capixaba e as ondas devem chegar aos dois metros durante o período de competição, especialmente na quinta e sexta.
“Estamos muito animados com a realização do Wahine Bodyboarding Pro. Os atletas aderiram com força o evento, temos o retorno de diversos competidores, especialmente nas categorias das meninas, e a previsão é de altas ondas para os próximos dias. Agora é trabalhar firme para que tudo corra bem e curtir o show de bodyboarding dentro d´água”, ressalta Neymara Carvalho, que além de competir também está imersa na organização da etapa.
O Wahine Bodyboarding Pro vai distribuir R$ 21,6 mil em dinheiro na premiação para todas as categorias profissionais. Pranchas, nadadeiras, troféus, kits e outros acessórios, também de forma igualitária, serão destinados aos finalistas das categorias amadoras.
Atuais campeões brasileiros defendem os títulos:
Os atuais campeões brasileiros são o baiano Uri Valadão e a gaúcha Joselaine Amorim e ambos estão confirmados para a etapa. Uri vem de uma vitória no Sintra Pro, em Portugal, e chega embalado ao Espírito Santo. “Estava com saudades de competir em alto nível e agora estou mais animado ainda para disputar o Brasileiro no Espírito Santo. Venho de um ritmo bom e espero me dar bem na Barra do Jucu”, ressaltou o baiano voador.
Inclusive, a última etapa de Circuito Brasileiro foi realizada também no Espírito Santo. Ainda no ano de 2019, a cidade de Linhares recebeu o evento derradeiro daquele ano. Na ocasião, o campeão mundial em 2008, Uri Valadão, celebrou seu quinto título brasileiro (2003. 2005, 2006, 2008 e 2019), enquanto Joselaine Amorim chegou ao bicampeonato após quase 20 anos da última conquista, em 2002.
Além de Uri Valadão e Joselaine Amorim, a etapa capixaba tem confirmados o tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano (ES), o bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana (RJ), e a pentacampeã mundial Neymara Carvalho (ES). Além disso, são vários campeões brasileiros na disputa, entre eles os capixabas Lucas Rodrigues, Maira Viana e Maylla Venturin e o carioca Jeff Urdan. Destaque também para o retorno de Cris Kale e Naara Carolyne, que estão de volta às competições após um longo período fora das águas.
Transmissão ao vivo
As disputas do Wahine Bodyboarding Pro começam nesta quinta-feira, 23 de setembro. Diariamente o evento terá cobertura ao vivo através do canal do evento no Youtube. O link para o primeiro dia de competições já está disponível e pode ser acessado através do link https://youtu.be/oZmX0-nqEJk
As disputas seguirão até domingo. O cronograma será disponibilizado pela organização sempre ao final do dia anterior. As finais estão programadas para o domingo, mas podem sofrer alteração conforme as condições do mar.
Cronograma:
O primeiro check-in do Wahine Bodyboarding Pro está programado para às 7h00 desta quinta-feira (23) para todas as categorias. As disputas devem ser iniciadas com as primeiras baterias das categorias Profissional e Open.
Protocolos
Para a segurança dos mais de 150 atletas, equipe de apoio e demais envolvidos com o Wahine Bodyboarding Pro, serão realizados testes de Covid-19 durante o credenciamento dos atletas. A medida faz parte do protocolo para evitar o contágio e será oferecida de forma gratuita aos atletas pela organização do evento.
Sobre o Wahine Bodyboarding Pro
A etapa de abertura do Circuito Brasileito de Bodyboarding 2021 recebe o nome de “Wahine”, que significa “mulher” na língua havaiana. O resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí inspira o evento esportivo em Vila Velha.
Ainda, foram em águas havaianas algumas das conquistas mais emblemáticas de Neymara Carvalho. Ao sair da Barra do Jucu, ela consagrou seu nome no cenário do bodyboarding internacional, como campeã de uma das mais acirradas disputas do Mundial, na Praia de Pipeline, em 2006 e 2011.
O Wahine Bodyboarding Pro é uma realização do Instituto Neymara Carvalho e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e apresentação da ArcelorMittal. A supervisão da etapa é da CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboarding. A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding conta com o apoio da Pena, Genesis, Real Café, Prefeitura de Vila Velha, Enseado do Suá, VEXS, Farmácia São Rafael, Cabana do Açaí e Misare.
Informações para imprensa:
SixComm Comunicação – Danilo Caboclo
danilo@gruposix.com.br ou 48 991778099