O Ceará Terra do Sol, marcou o fim da temporada do Bodyboard Brasileiro com a realização de três grandes eventos, culminando com um maior festival do esporte em 2022. O Circuito Brasileiro de Bodyboard 2022 chegou ao fim com chave de ouro. O tour passou por algumas das melhores ondas do Brasil; São Conrado/Posto 5, Itacoatiara e Regência com momentos que já estão na história do Bodyboard Brasileiro, afinal quem vai esquecer o maior tubo já tirado em uma etapa do Circuito Brasileiro, por ninguém menos que o Tri campeão, Sócrates Santana. Agora, entre os dias 16 e 19 de novembro, o Ceará teve a honra de sediar a última etapa e receber a meca do Bodyboard Brasileiro para definir os campeões da temporada.
Foi um show de Bodyboard, pois o Ceará Terra do Sol, ou Tríplice Coroa Cearense, foi um evento inédito realizado entre os dias 11 a 19 de novembro, na Orbita Blue, Fortaleza, Ceará. Nestas datas, foram realizadas as últimas etapas do Cearense, Master Vip Francisco Rosa e do Brasileiro de Bodyboarding, que contou com ótimas ondas e mais de 400 atletas inscritos, além de uma equipe internacional chilena, liderada por Juan Fischer.
As ondas da Praia do Futuro foram o palco da quarta e última etapa e exigiram uma boa leitura por parte dos atletas que se valeram dos combos de manobras e longas conexões de outside com inside, nas ondas de meio metro, e até maiores, em alguns dias da competição.
A etapa fez história em vários aspectos. A categoria PCD conheceu o primeiro campeão nacional em toda a história do esporte. Vagner Andrade, Bodyboarder de Ilha Comprida, SP escreve seu nome na galeria dos imortais do esporte e leva junto todo um projeto que se espera culminar na chegada as Paralimpíadas.
Os Cearenses se destacaram na quarta etapa do Brasileiro e faturaram cinco das oitos categorias em disputa, mostrando amplo domínio nas ondas da Praia do Futuro. Os campeões foram, os cearenses José Augusto na Sub 18 (campeão Brasileiro Sub18 e Open), Mateus Costa na Open Masculino, Tercio Cyclope na PCD, Phillipe Silva na Master e José Willlame na Profissional Masculino (vice campeão Brasileiro). O Espírito Santo teve como vencedoras, Bianca Simões na Open (Campeã Brasileira) e Neymara Carvalho na Profissional Feminina (vice campeã Brasileira) e da Bahia, Pollianna Acioli ganhou a Master Feminina.
A disputa pelo título na categoria Profissional foi um teste para cardíacos. O atual Bi campeão, Sócrates Santana foi eliminado nas oitavas e teve que ficar na areia torcendo para que Lucas Nogueira e Sérgio Machado não chegassem na final do evento. A coisa começou a ficar mais desenhada quando o Capixaba, Lucas Nogueira foi eliminado nas quartas de final e a festa se completou quando o Carioca, radicado em São Paulo, Sérgio Machado foi eliminado na semifinal. A combinação fez o grito de tricampeão Brasileiro sair da garganta do Carioca Sócrates Santana que comemorou muito e com direito a corinto e tudo mais. Já na profissional feminino, Maira Viana contava com suas próprias forças para chegar a final e se sagrar a campeã da temporada. Ele conseguiu e em uma disputa acirrada contra Neymara Carvalho, mesmo com o vice na etapa, a Capixaba, Maira Viana sagrou-se bicampeã Brasileira de Bodyboard.
Entre os amadores o destaque foi o Cearense José Augusto, ou “José da Praia”. Ele conquista um feito incrível ao se tornar campeão brasileiro em duas categoria, Sub 18 e Open Masculino. Os atletas da Master masculino já conheciam seu campeão, o Carioca Gugu Barcellos, vencedor por antecipação em Regência e que se juntou à Catarinense, Cris Fontoura que levou o título na Master Feminino. Após três batidas na trave, a Capixaba Bianca Simões faturou seu primeiro título brasileiro, na Open Feminino. A categoria PCD teve como grande campeão o Paulista, Vagner Andrade, marcando seu nome na história como o primeiro campeão Brasileiro da categoria.
O show terminou com chave de ouro no lounge da Orbita Blue, com a cerimônia de premiação dos campeões do Circuito onde os atletas foram agraciados com diversas homenagens com destaque para Alberto Colares, campeão da triplice coroa e Luna Hadman, campeã mundial Pro Jr em 2022 que receberam pelas mãos do Secretário da SEJUV, Rogerio Pinheiro, Marcelo Diretor da Ftrade, Vilela Fundador da Genesis, Marcelo Rocha, Presidente da CBRASB, Bruno da Silveira, Presidente da FBCE, Pedro Paterno da High Score, Claudio Augusto diretor da CK.COM e Fayerton Queiroz da Bodyboarders das antigas, com lindos troféus artesanais, pranchas Genesis profissionais, novas nadadeiras flexíveis do GT, kits da Smolder, High Score, Bodyboarders das Antigas e Aline Cosméticos.
Confiram todos os vencedores da última etapa:
Profissional Masculino
Campeão José Willame CE
Vice campeão Wallison Soares CE
Terceiro Ricardo Barbosa CE
Terceiro Sérgio Machado SP
Profissional Feminino
Campeã Neymara Carvalho ES
Vice campeã Maira Viana ES
Terceira Dalete Mousinho CE
Terceira Patrícia Setúbal CE
Open Masculino
Campeão Mateus Costa CE
Vice campeão José Augusto CE
Terceiro Paulo Kleber CE
Quarto Zacarias Nunes CE
Open Feminino
Campeã Bianca Simões ES
Vice campeã Clara Pontes CE
Terceira Thaís Morato BA
Quarta Ana Gabriela Dantas BA
Master Masculino
Campeão Philipe Silva CE
Vice campeão Ítalo Santiago CE
Terceiro Luiz Gustavo CE
Quarto Alberto Colares CE
Master Feminino
Campeã Pollyana Acioli BA
Vice campeã Aline Rodrigues ES
Terceira Cris Fontoura SC
Quarta Renata Pimentel RJ
Sub 18
Campeão José Augusto CE
Vice campeão Zacarias Nunes CE
Terceiro Rafael Ramos CE
Quarto Misael Cesario BA
PCD
Campeão Tercio Cyclop CE
Vice campeão Vagner Andrade SP
Terceiro José Ricardo RJ
Quarto Carla Cunha PB
TOP 3 do Circuito Brasileiro de Bodyboard 2022
Profissional Masculino
Campeão Sócrates Santana RJ
Vice campeão José Willame CE
Terceiro Sérgio Machado SP
Profissional Feminino
Campeã Maira Viana ES
Vice campeã Neymara Carvalho ES
Terceira Maylla Venturin ES
Open Masculino
Campeão José Augusto CE
Vice campeão Emanuel Gomes AL
Terceiro Zacarias Nunes CE
Open Feminino
Campeã Bianca Simões ES
Vice campeã Clara Pontes CE
Terceira Paola Valle RS
Master Masculino
Campeã Gugu Barcellos RJ
Vice campeã Felipe Colombo RJ
Terceiro Diogo Taboada RJ
Master Feminino
Campeã Cris Fontoura SC
Vice campeã Renata Pimentel RJ
Terceira Polyana Acioli BA
Sub 18
Campeão José Augusto CE
Vice campeão Roger Fusculin PR
Terceiro Misael Cesario BA
PCD
Campeão Vagner Andrade SP
Vice campeão Ricardo Guimarães RJ
Terceiro Tercio Cyclop CE
Confira o Ranking Atualizado
Ficha técnica
SUPERVISÃO
@cbrasb
REALIZAÇÃO
@ceterradosol
@fbcebodyboard
PATROCÍNIOS
@ftradebrasil
@usesmolder
APOIOS
@highscoreshop
@meubodyboard
@aryelart
@aceabbodyboarding
@bodyboardersdasantigas
@alynecosmeticos
@ckcomunicacao
@smolderstores
@mobtelecom
@kcalsports
ARTE VISUAL
@aryelart
SISTEMA:
@surfbyte